RSS

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Santa energia!




Cesto de roupas transbordando para lavar.

Pilha de roupas gigantesca para passar.

Cabelo com creme, precisando lavar.

Horário marcado, portão automático trancado e sem a chave em casa.

Celular quase sem bateria.

Telefone sem fio....

E tudo isso SEM ENERGIA no bairro todo!!!

Aí sim a gente começa a semana com o pé direito...rs.

Boa semana! =)

domingo, 15 de julho de 2012

Boa educação.



Quando se é criança, somos autênticos e francos em tudo. Gostamos ou não gostamos. Tudo é bem simples. Conhecemos "melhores amigos" na praia, e fazemos novos "melhores amigos" no dia seguinte.
Damos beijo em quem gostamos, viramos o rosto e nos escondemos no meio das pernas da mamãe se é alguém de quem não gostamos. Tudo é muito simples.

Mas aí crescemos, e aprendemos que nem sempre podemos ser totalmente sinceros com as pessoas. Temos que cumprimentar aquela pessoa que não gostamos, porque esquivar-se disse é falta de educação. Mas, e cumprimentar só por obrigação, é educado?

Tenho ensinado a Ana Elisa da seguinte forma. Ela deve ser educada com todas as pessoas, dar "oi" e "tchau". Mas não precisa dar beijo. Beijo só é dado em quem ela gosta, em quem se sente a vontade pra isso. Sem forçar a barra, mas já iniciando no fantástico mundo da falsidade da educação.

Se concordo ou não com essa forma de lidar com quem não gostamos, é outra história. Manda o figurino que sejamos educados, e pronto. Quem inventou isso, eu não sei. Mas talvez o mundo fosse ainda mais duro se simplesmente ignorássemos aquelas pessoas com as quais não temos tanta empatia.

Porque, por mais incrível que pareça, essas pessoas podem ser apenas conhecidos, como também podem ser pessoas que lidamos diretamente, sempre. Como um colega de trabalho, o seu chefe, ou algum parente. Então, simplesmente ignorar não dá mesmo.

Mas, enquanto Ana Elisa não entende bem disso, vou orientando para que seja educada, mas que não seja falsa. Acho que é melhor assim.

Vocês concordam? Me cumprimentariam na rua?...rs.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ajudante.




Hoje em dia os guris estão crescendo assustadoramente rápido.

Ana Elisa está na fase de querer me ajudar. Claro que não dou muitas tarefas a ela, mas estou delegando algumas básicas:

- Ela adora secar a louça, então deixo o que não quebra, nem fura, nem machuca de jeito nenhum, pra ela secar.

- Me ajuda a estender a roupa me dando os pregadores, e deixo as peças miúdas ao alcance pra ela recolher.

- Eu dobro e ela guarda as peças miúdas.

- Guarda os seus brinquedos sempre.

- Quer me ajudar a cozinhar, então me dá alguns ingredientes.

- Me ajuda a arrumar a mesa para as refeições.




Esses são alguns exemplos. Fora os brinquedos, nada é obrigatório, mas acho importante estimular a partir do momento que desperta a curiosidade. Não quero que cresça "folgada", sabe? Porque um dia essa vontade toda de ajudar, infelizmente, passa...rs.

E vocês, tem ajuda dos filhotes em alguma tarefa?