RSS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Decidida.

Imagem daqui: www.lafcolecionaveis.com.br
 
 
Eu sou de libra. Ana Elisa é de virgem.
 
Eu sou a indecisão em pessoa. Agora, adulta, até que aprendi a ser mais objetiva e escolher de acordo com o que preciso. Mas a duras penas. Escolher entre dois sapatos sempre foi um drama. E isso pra tudo. Tu-do.
 
Ana Elisa é decidida. Sabe o que quer e ponto. E isso vem desde bem pequena. Mas a gente não entendia bem que aquilo era dela, era decisão. Agora, dá pra ver claramente que isso é dela, faz parte da sua personalidade, pois expressa sem sombra de dúvidas o que deseja.
 
Acho isso legal, mas não consigo influenciá-la muito...rs. Se eu quero que vá com determinada roupa, eu escolho e não deixo nem que veja outras. Se eu acho que dá pra ela dar um pitaco, escolho umas 2 ou 3 opções, e ela escolhe. Se eu deixo aberto, ela já sabe o que quer, antes mesmo que eu sugira alguma coisa.
 
Essa decisão, agora, vem em pequenas coisas. Mas no futuro sei que será bom, pois eu já sofri bastante com essa indecisão sem fim. Por exemplo:
 
- Quando fomos ao interior, visitar minha sogra, tinha uma feirinha de artesanato na praça da cidade. Em uma das barraquinhas, um milhão de arquinhos (tiaras, ou como chamem). Enquanto eu estava ali, babando em todos, mostrando esse e aquele, ela já apontava: "Mãe, é aquele ali que eu quero". (A vovó tinha dito que escolhesse um). E eu mostrava esse, e aquele, e mais outro. E ela: "Mãe, já escolhi. É aquele ali." Simples assim.
 
- Num domingo, fomos passear numa cidade vizinha e passeamos em outra feirinha de artesanato (haja bolso...rs). Encontramos uma senhorinha super simpática que faz roupinhas para Barbies. Uma mais linda que a outra. O papai falou que ela escolhesse uma. Enquanto eu babava nas mais frufruzentas, ela disse na lata: "A de dança do ventre. E vermelha.". E eu, como sempre, quis deixar a menina em dúvida. Mas ela não mudou de ideia e trouxemos a que escolheu.
 
- Essa semana estávamos programando voltar nessa feirinha. O papai falou que, se ela continuasse se comportando (foi uma semana maravilhosa em comportamento. Aleluia!...rs) iria comprar mais uma roupinha. Ela pensou por um momento e falou: "Sabe, acho que quero a roupa do Ken (ela tem um estilo praia, que veio só de bermudão), porque agora tá frio e ele não tem roupa." Eu falei que tudo bem, mas se ela quisesse pensar e mudasse de ideia, tudo bem. E ela: "Não mãe. Quero a do Ken mesmo. A Barbie tá vestida e pode esperar." Me enche de orgulho essa menina!
 
Quando eu, Tatiane, iria decidir isso assim, rápido e naturalmente? Ficaria duas horas e meia na barraca da senhora vendo as roupas e mudando de ideia. Mas ela não, grazadeus...rs.
 
Não acho que crianças devam decidir tudo. Há decisões que cabem aos pais, ou ao adulto responsável, e ponto. Não adianta chorar e nem discutir. Mas acho que, nessa altura, com quase 5 anos, ela já pode tomar pequenas decisões.
 
Entenderam? =)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Só Love!

Imagem daqui: blog.fernandaferraro.com.br

Hoje é Dia dos Namorados!
 
Tudo lindo, todo mundo no maior love, e eu pensei uma coisa...
 
Chegará o dia que minha filha me pedirá dinheiro pra comprar um presente pro namorado.
 
Ai ai ai...
 
Sim, é inevitável. Minha mãe já passou por isso e sobreviveu.
 
Só espero que demore bastaaaaaaaaante.....
 
=)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dicas.



Assim que contamos para o mundo todo que estamos grávidas, todos tem alguma dica, também conhecido como pitaco, para dar.
 
Aí é a hora que a peneira entra em ação. Sobra pouca coisa, verdade. Mas algumas de grande valia.
 
Lembrei desse assunto observando algumas mães por aí, conhecidas e desconhecidas. Dão mamadeira (leite comum ou complemento para os bebês) e têm que levar garrafa térmica com água quente.
 
Quando a criança é maior, já come durante o dia, e toma umas 3 mamadeiras por dia, a água quente nem incomoda tanto. Até porque em muitos lugares você acha microondas (sem levantarmos nenhuma outra discussão, pelamor). Mas quando são menores, e mamam várias vezes (no caso da Ana Elisa, até uns 4 meses, era de hora em hora...rs), a coisa complica.
 
Minha mãe me deu uma dica valiosa: "Não esquente a água. Ela ainda não conhece a diferença de quente e frio. E água fria você compra em qualquer lugar. Leva o pó e pronto."
 
E, mesmo com um monte de gente me achando uma monstra, por dar leite em temperatura ambiente pra pobre criança, eu segui a dica. E foi maravilhoso! Estava na hora, batia a fome, a água que levei já tinha acabado? Pára na padaria, compra uma garrafinha de água mineral e seja feliz!
 
Só comecei a esquentar quando passei do complemento para o leite em pó, que não dissolvia com água sem aquecer nem a pau!
 
Outra dica quem me deu foi minha amiga Fabiana. Ela disse: "Ensine logo Ana a tomar no canudinho. Quebra um galhão. E em qualquer lugar você acha um canudo."
 
E eu achei legal e o fiz. Ela ainda nem engatinhava e já tomava no canudinho. Comecei apertando a caixinha, então acabava babando bastante. Essa é a hora em que aquelas fraldas de pano ajudam bastante. Porque nem sempre os babadores dão conta. E logo ela aprendeu, uma gracinha!
 
Felizmente, não me vi em situação de emergência muitas vezes, pois sempre fui precavida. Meu marido diz que sou exagerada, mas aí depende do ponto de vista...rs. Mas me lembro bem de uma situação.
 
Fomos a um grande mercado, que tem aquelas lojas na frente, revelar umas fotos. Como só levaria uma hora, decidimos comprar umas coisinhas.  E a comprinha virou comprona! E, como saí de casa só pra levar as fotos pra revelar, não levei mamadeira. E já era noite. E a menina começou a chorar.
 
Comprei um leite pronto, vitaminado e tal, que era lançamento. Mas na época não vinha com canudo. E o que eu fiz? Fui na lanchonete, pedi um copo descartável (peguei do meio da pilha, claro) e um canudinho (daqueles embalados individualmente). Coloquei o leite no copo e a menina tomou de canudinho. Vivemos felizes para sempre...rs.
 
Tive algumas outras dicas boas, claro. E outras sem valor algum, claro. Mas resolvi compartilhar essas, que me ajudaram bastante.
 
Beijo e aproveitem o findi!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Curtas (embromation...rs)

Quando o tempo anda curto, assim como a paciência de sentar e escrever no blog, que já está criando teias de aranha, eis que a mãe vale-se das boas e velhas curtas da pequena.
_____     _____     _____     _____     _____

Voltamos do interior e trouxemos uma caixa de doces para o vovô. Doces maravilhosos, por sinal.

O vovô me fala:

- Coloquei uns doces-de-leite embrulhados na bolsa dela.

E eu:

- Mas eu trouxe pra nós também. Ela tem doces em casa.

E ele me diz:

- Ela me deu a caixa e mostrou os doces-de-leite, falando que a-do-ra (com toda essa ênfase).

Eu agradeci, né...rs.

Mais tarde fui questioná-la:

- Filha, você deu os doces pro vovô e pediu os doces-de-leite?

Ela me explicou:

- Não, mãe. Eu só falei que adolo. Ele quis me dá. Fazê o quê?

Pois é... Espertinha sou eu...rs.
_____     _____     _____     _____     _____

No interior, na casa da vovó Maria, brincando de luta com o tio Má.

Já imobilizada, sem chance alguma de sair dessa, tio Má manda:

- Renda-se. Peça água. Você já perdeu!

E ela:

- Luto até o final. E você jamais me delotalá.

Isso sim é persistència...rs.
_____     _____     _____     _____     _____

Na missa, após o padre dar a bênção individual com água benta:

- Mãe, nessa hola a gente ajoelha e reza. Bastante. Mas não me conta o que pediu poique é seguedo.

Own.... Cuti cuti!!!