RSS

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mães...

Ontem foi Dia das Mães. Embora há quem diga que essa é somente uma data comercial, eu acho que nos leva a refletir ainda mais sobre esse amor sem tamanho.

Engraçado como aquela música é tão verdadeira e atual: "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais". E como é verdadeiro também aquele aviso de mãe: "Quando você for mãe, vai entender". E não é que é exatamente assim que funciona?

Me vejo sendo tão parecida com minha mãe, com minha avó, com minha nonna, que chega a ser engraçado. E, nesse dia das mães em especial, pensei muito na forma como minha avó agiu a vida inteira, e que eu nem sempre compreendi.

Mulher forte, guerreira, batalhadora, e de uma fé inabalável. Mulher que fazia ginástica, que era voluntária na Santa Casa, que é Ministra da Eucaristia, que não perdia missa um domingo sequer (mesmo que para isso precisasse sair no meio de uma reunião familiar), que é adepta do "deixa pra lá" para viver melhor com as pessoas, que era a rainha da limpeza, que era e que é tantas coisas numa só.

Porque escrevo no presente e no passado? Porque a idade bateu. Ela, que até os 91 anos (sim, noventa e um) era tão ativa e que espantava a todos com tanta disposição, se abateu. Em um ano, muita coisa mudou. E isso me corta o coração. E me resta a fé, aquela fé que ela sempre demonstrou em todos os momentos (até quando perdeu sua filha, ainda jovem, e teve que criar a neta). A fé me sustenta e me dá esperanças. A fé, que muitos não encontram, me envolve de uma forma que nem eu sabia que era possível.

Eu oro, agradeço a Deus pela linda avó que tenho, peço que Ele faça sempre o melhor por ela, pelo meu avô (que está completamente lúcido aos 93 anos), que dê saúde a minha mãe (que é quem está segurando o rojão) e sabedoria para que passemos da melhor forma possível por esse momento delicado.

Ontem, Dia das Mães, fui visitá-la, dar um beijo, ajudar, apoiar, rezar... E vejo ainda mais beleza nessa data. Porque, se hoje sou uma mãe da qual minha filha tem orgulho, é graças as mães da minha vida, que sempre foram o melhor exemplo!