Engraçado como as coisas mudam.
Quando minha filha era menor, eu vivia fazendo posts mentais, geralmente contando alguma nova peripécia dela. E, assim que tinha um tempinho, vinha correndo escrever.
E agora? Agora até tenho algumas ideias, mas elas passam. Não sento pra escrever nada. Mas não significa que registrar os avanços tenha perdido a importância. Talvez a minha paciência é que tenha diminuído na mesma proporção que ela cresceu.
Acho lindo cada nova conquista. Escrever o próprio nome, o meu, o do papai. E agora em letra cursiva. O nome dos melhores amigos. Essa descoberta é incrível e abre um leque na cabecinha dela, e de todas as crianças. Toda letra, em todo lugar, tem que ser lida. Observada. E dai-me paciência pra explicar que não consigo ler um filme legendado em voz alta.
Arrumar a cama. Vestir-se e despir-se sozinha. Calçar e amarrar os próprios sapatos. Guardar cada coisa em seu lugar. Cuidar do caderno da lição de casa. Escovar os dentes. Tomar banho. Enxugar-se. São alguns exemplos de coisas que faz sem ajuda (embora há itens que precise da supervisão de um adulto, claro. Um dia banho sozinha, no outro a mamãe dá uma "geral"...rs).
Cria. Monta. Atua. Mamãe e filhinha. Médica. Princesa. A imaginação é muito fértil, e eu apoio muito isso tudo.
Há momentos de super maturidade, como negociando voltar a usar batom (que estava de castigo porque foi malcriada). Há momentos de infantilidade, como chorar porque mandei escovar os dentes antes de deitar e ela quer só dormir. Mas, ela é criança! Então, temos que lidar com os picos.
É minha amiga e companheira. Curte filmes comigo, e gosta das músicas que escolho. Mas de vez em quando me pede pra mudar a estação do rádio. Entramos em acordo.
Quer ser como eu. Roupas e sapatos. Quanto mais "par de vasos", melhor! Eu me derreto! E, exatamente por ter uma mini-mim me observando o tempo todo, tenho que ser o melhor que puder. Tenho muitas falhas, mas quem não tem?
Enfim... Ela está crescendo. Rápido demais, aliás. Mas amo cada vez mais, se é que isso é possível. :)
0 comentários:
Postar um comentário