RSS

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O primeiro.




Quando se está grávida do primeiro filho não se tem a dimensão da coisa. A mãe imagina isso ou aquilo, mas não sabe ao certo a responsabilidade está assumindo.

Tudo o que você fizer ou disser será observado e, posteriormente, imitado. Das suas escolhas à mesa ao seu jeito de lidar com sentimentos, está tudo sendo captado.

Mas tem uma parte desses pequenos que é deles, talvez já nasça com eles, e que é difícil mudar.

Minha filha é extremamente avessa a experimentar novidades. Se vamos ao parquinho, ela brinca naquilo que já conhece. Eu incentivo a ir em outros brinquedos, tentar e conhecer, mas ela se recusa. Então, às vezes, levo meio na marra (e todo mundo me olha como sendo a madrasta da Branca de Neve), e o que acontece? Ela gosta e pede bis! Mas, se eu não forço um pouco, ela continua nos brinquedos de sempre, porque novidade nesse ramo não é com ela.

Outra coisa que ela não gosta de experimentar é no ramo da culinária. E eu sou adepta daquela máxima: "Não diga que não gosta se não conhece". Então, também forçando, faço experimentar. E ela gosta em 99,9% das vezes.

Mas há coisas que eu acho que tenho que respeitar e não forço. Por exemplo, ela prefere ficar conosco na sala a brincar sozinha no quarto (que é ao lado). Ela traz algum brinquedo pra sala e fica conosco. Sei que há crianças na idade dela que já faz do quarto sua fortaleza, mas não é o caso dela. Se eu acho ruim? Claro que não, desde que guarde tudo depois. E essa é outra característica dela, brinca com uma coisa de cada vez e guarda depois, porque detesta bagunça (mamãe agradece...rs).

Se eu fosse citar item por item, esse post não teria fim...rs. Só mencionei algumas coisas para que tenham noção. E a dificuldade é achar o meio termo pra tudo. Tenho que respeitar o jeito dela, mas incentivar pra que experimente algumas novidades, sem esquecer que adulto é quem manda na casa. Sacaram a profundidade da coisa?...rs.

E na casa de vocês, como funciona? Pais mandam e criança obedece? Criança manda e pais obedecem? Há um pouco de cada? Nenhuma das anteriores?...rs.

Boa reflexão pro final de semana, não é? =)

1 comentários:

Anônimo disse...

olha amiga, em casa temos q falar firme, pq senão a Pietra quer mandar tbem, rs.....SE ela percebe q fomos firmes, q não vai ter jeito, ela obedece. Se precisar coloco de pensamento tbem, mas como ela tem pavor de castigo, ela faz o q pedimos.... mas como é difícil educar né? bjsssssssssssssss
Paula Scavone

Postar um comentário