RSS

terça-feira, 10 de maio de 2011

Egocentrismo.




Estava pensando em palavras bonitas pra explicar o que é o tal egocentrismo. Aí fui na Wikipedia e li com as exatas palavras que costumo usar: "Consideram que tudo gira ao seu redor". Ou seja, eu sou o centro do universo e todos me servem.

As crianças passam por essa fase, em geral, por volta dos 3 anos. Algumas até lidam bem com isso, outras nem tanto. Minha filha está na faixa intermediária...rs.

Se ela está comendo algo, imediatamente oferece pra todo mundo. E as vezes fica brava com a recusa de alguém. Quando leva brinquedo à escola gosta de emprestar, mas não é regra. Há dias em que o que é dela é dela e de mais ninguém. E ainda há dias em que o que é dela é dela, o que é dele é dela, o que é da escola é dela, e por aí vai.

Nesse momento os pais e a escola tem papel fundamental. Porque o egocentrismo é uma fase, portanto, deve ser transitória. Explicamos, ensinamos, mostramos que nem tudo é seu, que devemos dividir, que não dá pra ser tudo sempre do jeito que queremos, etecétera.

Mas há crianças que insisitem nessa atitude de posse de tudo, e nem sempre os pais fazem algo a respeito. E o que viram? Adultos autoritários, com personalidade desestruturada e sem nenhum senso de sociabilidade.

Minha filha está mostrando muito seu lado egocêntrico com uma menina da escola, da mesma idade. Uma provoca a outra, toma o brinquedo da mão, chegam até a tapas (e beijos em seguida). A professora vai olhar e deixar, só porque estão na fase? Of course not. Separa as duas, explica, faz com que peçam desculpa e elas voltam a brincadeira.

Porque criança é assim. As brigas (em geral) não duram mais que as brincadeiras. Pelo menos nessa idade...rs.

1 comentários:

Ana disse...

Pior são aquelas crianças com mais de 40 anos que ainda passam por essa fase... é duro. Rs
Beijocas!

Postar um comentário