RSS

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cena e observações.




Mês de junho. Quermesse na igreja. Pipoca e paçoca. Mãe observando a filha brincar. A filha juntou-se a outras crianças, de idades variadas, e se diverte muito. A mãe fica feliz com a felicidade da filha. Eles brincam de corda, abaixa-abaixa (duas crianças seguram nas extremidades da corda no alto, e vai abaixando aos poucos, enquanto as outras crianças passam por baixo). A filha chegou até o ponto em que a corda está tão baixa que tem que se arrastar no chão, e por muito pouco não ganha a brincadeira. E o melhor é que a filha não acha ruim ter perdido, encara numa boa. Viva São João, Santo Antônio e São Pedro!

Observação 1: Ela adora Festa Junina, em todos os detalhes, assim como eu! Os exemplos que damos, bons ou ruins, ajudam a formar o caráter e os gostos dos nossos filhos.

Observação 2: Acho lindo a capacidade das crianças fazerem amizade instantaneamente. Nem sabem os nomes umas das outras, só se dão bem e pronto.

Observação 3: Realmente, ela está crescendo. Ela perdeu e não chorou, não gritou, não bateu o pé. Ela curtiu a brincadeira e isso é lindo.

Observação 4: A gente dá banho, põe uma roupa bonita e limpinha pra passear, e a menina se arrasta no chão para conseguir passar por baixo da corda. Sempre me dá vontade de mandá-la tomar cuidado ou não se sujar, mas não faço. Ela, por si, é cuidadosa com suas coisas e não gosta de se sujar. Mas, no meio da brincadeira, nem pensou nisso. E não seria eu a chata que tiraria a filha da bagunça pra poupar a roupa, não é mesmo? Exceto se fosse algo perigoso, aí me intrometeria mesmo.

E, pensando nisso de sujar, não me lembro uma vez sequer de ter ouvido minha mãe comentando o que quer que fosse sobre sujar a roupa. Claro que não deixo rolar no chão de vestido branco, e nem minha mãe o faria. E é por isso que sabemos que roupa colocar em cada evento. Tive uma infância muito feliz, e isso também se deve ao fato da minha mãe ser amiga do sabão e não limitar nossa imaginação!

E você, gosta de festa junina? Deixa seus filhos a vontade?

P.S.: Só para constar, amanhã faz dois anos que minha nonna virou estrelinha. A dor diminui na mesma medida em que a saudade aumenta...

0 comentários:

Postar um comentário