RSS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Super sincera.




Minha filha, no alto dos seus 3 anos e 4 meses, está na fase dos porquês. E está na fase de reparar em tuuuudo. E, além de ser a fase disso, ela é observadora por natureza, o que às vezes nos deixa em saia justa.

Uma coisa que priorizo é educação à mesa. E ela leva isso ao pé da letra, reparando em todo mundo.

No restaurante: "Mãe, olha aquele homem ali, que feio. Comendo de boca aberta." E a pessoa olha, eu finjo que não vejo e explico pra ela que não devemos falar dos outros.

Mas, se eu falo dela, porque ela não pode falar dos outros? Complicado, né. Porque crianças são verdadeiras acima de tudo, e se perderem essa característica, pulam uma fase.

Então criamos um lema. Ela olha, ela sabe que está errado, mas sabe que se a pessoa não come de boca fechada é porque a mamãe dela não ensinou. E a mamãe da Ana Elisa ensinou, então ela sabe comer bonitinho. Ela olha, sabe que está errado, mas fala baixinho pra mim. Assim, não podo minha filha e ela não aprende a mentir. Quer dizer, ainda não.

Porque quando ela crescer, verá muitas situações que não concorda, que tem vontade de criticar, mas ficará quieta. Mas deixemos isso pra quando chegar a hora de ser ponderada, pra não dizer mentirosa, e viver bem em sociedade. =)

0 comentários:

Postar um comentário