RSS

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Frutas.

"Tira o olho que o biscoito é meu!"
Seu filho gosta de comer frutas, verduras e legumes, numa boa e por conta própria?

Pois então ajoelhe e agradeça ao Papai do Céu todos os dias...rs.

Não posso reclamar da minha. Ela come super bem, de "quase" tudo. E isso porque, a essa altura da vida, ela já tem paladar seletivo e sabe muito bem o que agrada ou não.

Arroz, feijão, carne, frango, alguns tipos de peixe, quase todos os legumes e verduras ela manda ver. Claro que alguns melhor que outros. E alguns outros bem pequenininhos pra ela não ver, mas sente o gosto e come.

Mas tem coisas que não tem jeito. Tomate, por exemplo. Posso cortar minúsculo, ela sente o gosto e cospe. Já tentei, insisti, mas não tem jeito. Então, exceto molho, tomate não dou.

E frutas? Ai ai ai... isso tá um dilema há algum tempo. Li que as crianças não "desgostam" de um alimento se não comeram um pedaço, pelo menos, umas 10 vezes. E se você já tentou 720 vezes e ela não quer nem ver?

Algumas vezes ela mordeu, noutras só lambeu, e em outras nem quis sentir o gosto. Como ela pode virar a cara pra algo que não quer nem provar? Isso me tira do sério, de verdade.
=
Engraçado que até um tempo atrás ela comia de T-U-D-O! Banana, era uma nanica inteira. Um mamão papaia inteiro. Uma maçã inteira. Uma pêra e meia. E por aí vai.

Agora é uma coisa fazê-la comer. Algumas (poucas) frutas ela come na boa, algumas outras só se eu misturar com algo (fizer vitamina, suco, amassar com um pouco de açúcar ou iogurte) e ainda tem a lista das "blécati".

O que é pior, ficar sem comer frutas ou só comer com algo misturado?

E nos dias em que ela fica o dia todo na escola, o que faço? Explico: lá as crianças comem a fruta de sobremesa, e ela não quer nem a pau. Em casa ela come a tarde, mas na escola não.

Alguém tem alguma dica, alguma simpatia ou algo do tipo?
Pensem com carinho a respeito...rs.
Beijo, boa semana.

2 comentários:

Ana disse...

A dica que dou é: relaxa.
Rs.
Sério.
Se ela comia antes tá passando pelo periodo de enjoo.
O meu tb comia antes todas as frutas.
Agora ficar uns tempos só na maça, outros só na pera, depois só o melão.
E a banana que sempre gostou não desce nem por decreto.
Ele tb parou de comer na escola.
Então dou de manhã em casa e a noite depois da janta. Assim ele come as duas frutas do dia.
Mas olha, relaxa mas não para de oferecer.
E não fica tentando entender o porquê dessas mudanças repentinas deles de gosto.
Tenho para mim que é só para enlouquecer a gente mesmo. Rs
Beijos!

Rose e Lisa disse...

oi,

a minha dica é... fica comendo bem devagar na frente dela e se ela pedir vc fala que não... kkkkk vai se tornar a fruta preferida... rs...

a Lisa ama abacaxi (azedo, se for o docinho ela não come), manga, banana, melancia, mas não come pêra e maça... mas, se eu tiver comendo, ela fica olhando ai eu digo que é só meu... que não vou dar para ela de jeito nenhum... kkkkk ai ela vai pedir para o pai e ele dá "escondido" da mamãe... ai ela come...

o que a Lisa não come de jeito nenhum é tomate e alface... esses não tem cristo que faça ela comer...

mas, acho que é só fase, quando criança eu também não gostava de alface e tomate, hoje em dia eu adoro... e convenhamos, alface não tem gosto de nada... kkkkk

bjs

Postar um comentário