RSS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bullying.




Mês acabando, férias chegando, achei que era legal postar o selinho que ganhei da Ana. É tempo dos pais conhecerem melhor esse mal que atinge nossas crianças e jovens, o Bullying, e preparar seus filhos pro próximo ano.

Regras:


1- Explicar o que é bullying:

(Reproduzo o que a Ana escreveu, pois achei muito didático): "Bullying é quando uma pessoa ou um grupo de pessoas agridem de forma fisica ou verbal, humilham e perseguem a vitima pelo motivo de ser "diferente" aos conceitos deles.

O mais comum é acontecer entre crianças ligadas pelo ambiente escolar."

2- Contar se você já passou por isso ou não. Se sim (e for da sua vontade) conte sua história. Caso contrário expresse sua opinão sobre o assunto:

Eu acho que há vários "graus" de Bullying, ou várias intensidades. Eu sofri com isso sim, mas não foi tão extremo (há adolescentes que não aguentam a pressão e cometem loucuras...). Há uma fase na vida em que tudo é o fim do mundo, e nessa fase é que os que estão em "maioria" azucrinam a vida de quem é "minoria". Eu era uma das mais altas, gordinha, sardenta e usava óculos. Precisava de mais algum item pra me amolarem? Então, a turminha me importunou demais, sim. Sofri, chorei, quis até sair da escola. Mas, com a força que vem da família (por isso disse que os pais precisam preparar seus filhos), consegui superar, me desvencilhar desses bobocas que me faziam sofrer e joguei a bola pra frente. Mas eu sei o quanto dói ouvir certos tipos de coisas.

3- Divultar o link do Blog que deu inicio a circulação do selo:

http://efeitomenina.blogspot.com

4- Indicar mais 6 blogs que você acha que vão aderir a campanha:

Prefiro deixar livre. Se você adere a essa campanha, divulgue!

domingo, 28 de novembro de 2010

Cineminha.




Domingo desses passados fomos ao cinema. Fomos: marido, prima, mamis, filha e eu. Assistimos ao filme do Senna. Na verdade é mais um documentário. Então, se você não tem muita paciência e não curte Fórmula 1, não gaste seu dinheiro.

Eu gostei muito, e chorei um monte quando começou a parte que conta daquele final de semana trágico, onde o Rubinho se machucou, um outro piloto faleceu e o Senna, que estava tão na dúvida se correria ou não, acabou correndo e sendo vítima fatal daquela curva.

Graças a Deus, os dirigentes da F1 colocaram a mão na consciência depois desses tristes acontecimentos, mudaram as regras de segurança e, desde então, nenhum acidente fatal ocorreu.

Tá, até aí tudo bem. Ir ao cinema, relembrar a tragetória do Senna, ouvir o marido xingando os dirigentes idiotas da época. Mas, não se esqueçam, eu tinha uma guriazinha e 2 anos junto. E o filme não interessava nem um tiquinho pra ela (quer dizer, um tiquinhozinho interessou, quando apareceu a Xuxa...rs).

Mas ela comportou-se super bem. Não ficou sentada o tempo todo, mas não atrapalhou ninguém. E no final acabou dormindo, no escurinho do cinema.

Eita mocinha...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Limites.




Todo pai e toda mãe quer ser o melhor na categoria pros seus filhos. Certo? Mas, não devemos esquecer de uma palavrinha que anda muito em moda ultimamente. Limites.

Temos que ser amigos dos filhos, termos uma relação aberta pra que eles não tenham medo da gente. Mas tudo tem hora e lugar.

Filhos precisam de autoridade em casa, e não importa que idade tenham. Cada fase com a sua preocupação, mas sem esquecer quem é que manda. E não é no sentido de autoritarismo. Ser duro sem perder a ternura jamais...rs. Amigo sim, mas sem ser tratado como igual.

Pai é pai, mãe é mãe, e não somos um amigo da escola, não somos o irmão e muito menos um desconhecido. Respeito é bom e todo mundo gosta.

Se tivermos uma relação de carinho e respeito desde cedo com nossos filhos, eles saberão onde começa e onde termina seu espaço. E pode ser em que assunto for: quem escolhe a roupa, onde vão passar as férias, se pode ou não dormir no amigo, se é hora de assistir desenho ou o jornal, etc.

Por que estou dizendo tudo isso? Tenho visto cada caso de desrespeito com os pais que vocês ficariam horrorizados se eu contasse a metade. Só dois exemplinhos: filha adolescente que decide morar com o pai, porque a mãe cobra os estudos (sim, esse foi o motivo). Outro: filha criança que bate o pé e consegue o que quer da mãe, que a cria sozinha, e sai parecendo uma palhaça porque quer usar a tal roupa e a mãe não consegue dizer não.

Peralá. Onde estão os valores morais mesmo? Onde está aquele respeito? Na minha casa, sempre tive uma ótima relação com os meus pais, mas nunca fiz o que quis, muito menos na base da birra.

Tento passar esses valores pra minha filha. Se eu terei problemas disciplinares com ela, eu não sei. Vou deixar pra pensar nisso mais pra frente. Só sei que, plantando uma boa semente, fatalmente, a colheita será farta!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Chupetando...




... ou não chupetando, eis a questão...rs.

A chupeta entrou pra valer na vida da Ana Elisa aos 4 meses, quando o médico constatou que estava um pouco acima do peso pois mamava o dia todo pra sugar, sem ter fome.

E, no começo, toda mãe acha liiiindo! Eu procurava marcas, desenhos, prendedores e guardadores variados.

Mas, claro, ninguém deve chupar a bendita chupeta eternamente. E qual o limite? Qual a idade pra começar a tirar?

A dita cuja não me incomodava tanto, até que tornou-se a razão de ser da minha filha. E quando aprendeu a dizer direitinho CHU PE TA, aí não teve como fingir que não entendia o que ela queria...rs.

Se fosse só pra dormir, ainda vá lá. Mas eu sempre detestei essas crianças grandes que andam com a chupeta por todos os lugares. Então comecei a pesquisar sobre o "deschupetamento" e algumas dicas.
Bem, o que concluí:

- Não há idade pra dar a chupeta, e nem pra tirar, vai da necessidade de cada criança.

- Bicos ortodônticos sempre.

- Esterilização sempre.

- Renovação sempre.

E as técnicas mais utilizadas e bem sucedidas:

- Dar pro Papai Noel (ou Coelho da Páscoa, ou qualquer outro personagem).

- Trocar por um presente

- Dar pra um nenê próximo (ecati, claro que ele não vai chupar)

- Dar pra Fada da Chupeta (mesma técnica da Fada do Dente, achei fofa)

- Colocar algo ruim na chupeta (eu me recuso a fazer)

- Se fazer de desentendida e desconversar (aqui não colou..rs).

Toda essa história pra contar uma coisa: desde o dia 16 Ana Elisa não está mais chupando chupeta!

E foi assim, do nada. Na hora de dormir ela não pediu, e como não costmo dar sem que ela peça, ficou por isso mesmo. E dormiu super bem sem a companhia da "amiga".

No dia seguinte também nem lembrou, e eu me fiz de morta.

Na noite seguinte até pediu, mas eu falei que não sabia onde estava, que ia procurar, dei a Janis (hipopótama com a qual dorme) e ela dormiu.

Depois de 3 dias, quando eu já estava feliz, ela voltou a insistir pra que eu desse a bendita, mas só na hora de dormir. E como estava agitada, acabei dando. Mas só pra dormir mesmo, assim que ela largou, eu guardei e não dei quando acordou.

E assim estamos indo, um dia de cada vez. Se vai "deschupetar" de vez, se terá recaída, eu não sei. Só sei que estou feliz da vida, pois sei que é um benefício pra ela"

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Natal.

(Ano passado já não gostou muito do Papai Noel. Esse ano nem perto chegou...rs)

Quando fomos ao shopping, logo no primeiro final de semana de novembro, e vimos que já está decorado para o Natal, quase caí pra trás.

Como assim? Outro dia mesmo foi Natal, eu fui comprar os presentes, nos reunimos e tals. E já é Natal de novo???

Bem, o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa... Então resolvi que montaria logo nossa árvore de Natal também.

Então lá fui, com escadinha em mãos, revirar o maleiro. E peguei todos os apetrechos. Ana Elisa mais me ajudou que atrapalhou, sinal claro de que está crescendo.

Comecei colocando os itens avulsos: presépio (mini...rs), Papai Noel (feito pela tia da Ana, Ana...rs), guirlanda, velas, etc.

Montei a árvore, com os enfeites dos anos anteriores e alguns que comprei esse ano (reza a tradição que todo ano tem que colocar algo novo na árvore, nem que seja só uma bolinha), e então enrolei e liguei o pisca-pisca. Essas luzinhas exercem uma magia nas crianças que é inexplicável. Ana ficou ali, maravilhada olhando aquilo.

E, pra finalizar, coloquei a Befana no aparador, logo na entrada. Não conhecem a Befana? Explico: "lá da noi", como diria minha nonna, ou seja, lá na Itália, a Befana chega no dia de Reis, ou seja, 6 de janeiro. As crianças deixam as meias na lareira e ela coloca doces em forma de carvão. Mas, como ela é uma bruxinha muito arteira, coloca alguns carvões de verdade, então as crianças tem que chupar pra separar os doces dos carvões. Tradição bacana essa, eu adoro!

Eu sempre adorei a imagem da Befana, sempre ficava admirando-a na estante da nonna, e ela me dizia que, quando partisse, a Befana seria minha (assim como alguns outros itens de estimação). Infelizmente, ela partiu, e a Befana veio fazer suas artes aqui em casa.

Não posso negar que, assim que coloquei a bruxinha no seu lugar, me veio um nó na garganta. Mas a saudade faz isso com a gente mesmo, ainda mais nessa época de festas. Então me resta é cuidar bem da Befana!

Ah, e só pra constar. Nesse dia em que fomos ao shopping, eu tentei levar Ana pra tirar foto com o Bom Velhinho. Ela grudou em mim e chorou, desesperada. Nâo vamos insistir então...

sábado, 20 de novembro de 2010

A saga da coruja.


Tia Graziella, hipnotizando Ana...rs.

Já falei pra vocês que minha família é muito, muito, muito pequena? Já, falei aqui...rs.

Pois bem. A família do meu pai, todinha (hahaha), veio da Itália, de Veneza. Primeiro meu nonno, depois minha nonna com meu pai, em seguida os pais da nonna (nonno Mário e nonna Ada) e minha tia Graziella.

Meus nonnos tiveram a oportunidade de rever a terra natal por 2 vezes, e minha tia por 3 vezes. E na segunda vez foi em 2008. Inclusive, quando pari Ana Elisa ela estava voltando de lá.

Em todas as vezes ela trouxe mimos fofos pra gente (porque presentes são o olho na cara). E em 2008 uma das coisas que me trouxe foi uma coruja feita de cristal. Eu adorei!

Só que a coruja bateu asas e voou...rs. Eu, em fase de "dieta", com recém-nascida em casa, só dei conta da falta da coruja algum tempo depois. Não sei se alguém levou, se a empregada quebrou, enfim... só sei que sumiu.

Eu comentei o fato com ela, e é claro que ela ficou chateada. Então esse ano ela voltou a viajar pra lá e trouxe mais coisas fofas. E, para minha alegria, me trouxe outra coruja de cristal, ainda mais linda que a primeira!

E dia desses estávamos, marido, Ana e eu, vendo um DVD musical na sala. A coruja em cima da TV. E, do nada, a coruja despenca lá de cima. Não espatifou-se no chão, mas quebrou várias partezinhas.

Ficamos parados, olhando pros cacos, sem entender nada. Ana Elisa me pedia pra colar (rs), mas sem chance.

Agora, me digam, conhecem alguma maldição que envolva corujas?...rs.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vá ler um livro.





Lembram daquela campanha "Desligue a TV e vá ler um livro"?

Pois é exatamente o que estou fazendo.

Depois que Ana Elisa vai dormir (porque antes, fatalmente, estamos assistindo o que ela gosta), não acho nada que me atraia na TV.

Então, aproveitei essa falta de paciência pra ler mais (o que sempre gostei de fazer, mas estava sem muito tempo pra isso).

Nessas, li um livro em uma semana. Tá, dá pra ler em ainda menos tempo, mas fazia teeeeeeempo que eu não realizava essa façanha.

Então, tá esperando o quê? Desligue a TV, ou no caso o computador, e vá ler um livro!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feriado.




Oi gentem!

Como foi o feriado de vocês?

Por aqui foi tranquilo. Passeios familiares, mas muito gostosos!

Minha mãe deu um "pequeno susto" na gente, mas grazadeus não passou de susto.

E depois de tardes preguiçosas, passeios com a família, comprinhas básicas e muitas sonecas, o duro é voltar pra vida real...rs.

Bom, mas vamos lá, já que não tem jeito mesmo...rs.

Ah, ia esquecendo! O sorteio do amigo secreto virtual, organizado pela Renata foi hoje, mas é claro que não vou contar que nós tiramos...rs.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bailarina gira...


Quando começou o 2º semestre desse ano, Ana Elisa começou a frequentar as aulas de ballet na escola. Sem cobrança, sem obrigação, só pelo prazer de dançar.

Parece que quando completou 2 anos, em setembro, deu um "clique" nela e passou a se interessar mais pela aula, começou a "dar" aulas pra mim em casa e participar efetivamente da turma.

Um dia a professora me falou que ela viu as amigas trocando de roupa (colocando o uniforme do ballet) e queria colocar também. Mas eu não tinha comprado, ia esperar o ano que vem, porque vai que ela não quisesse mais fazer.

Nesse dia em que ela quis trocar e não tinha roupa, ficou super brava. E então pediu que a professora fizesse um coque nela (com aquele monte de cabelo).

Eu com meu instinto de bailarina e coração de manteiga resolvi comprar a tal roupa pra ela, afinal merece. Foi kit completo: sapatilhas, meia calça, collant com saia, faixa, rede e bolsa. Tudo rosa, frufruzento, bem lindo.

A cara de alegria dela ao ver seu uniforme não tem preço. E fui experimentar a roupa nela (caso precisasse trocar algum iten) e ela fez uma performance para uma sessão fotográfica, sentindo-se a Ana Botafogo.

E isso me lembrou uma foto minha, onde estou com minha roupa nova de ballet na escada da casa da minha mãe, no alto dos meus 6 anos.

Agora sou, oficialmente, mãe de bailarina!

P.S.: Aproveitem esse feriado, o último do ano!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desfralde.




Começamos, pra valer, o processo de desfralde.

Não é fácil, a gente pensa em desistir, mas todas as crianças tem que passar por isso, mais cedo ou mais tarde.

Já ajudei no desfralde de um monte de crianças. Sei que cada uma tem seu tempo, mais ou menos dificuldade, mas não é uma coisa impossível de se fazer.

Placar do primeiro dia: Banheiro 1 x 9 Calça.

Vou ali comprar mais uma dose de paciência, mais calcinhas, um sofá novo e já volto...rs.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Papá

Jabuticaba é uma das frutas da listinha. Provou aos 4 meses e apaixonou-se.



Minha filha completou, dia 6, 2 anos e 2 meses. Olhem o que diz o boletim (daqueles, que recebemos de um desses sites de bebês) sobre essa fase:

" Nesta fase, o corpo do seu filho utiliza tanta energia para brincar e crescer que é impossível passar o dia só à base de três refeições. Por esse motivo, lanchinhos são vitais para o desenvolvimento e não devem ser relegados a guloseimas cheias de açúcar ou gordura. Frutas, sanduíches, barrinhas de cereal ou iogurte são boas opções para recarregar as baterias sem encher demais a barriga e roubar espaço da comida de verdade.
E vale lembrar que a alimentação diária deve ser rica em grãos integrais, carboidratos, frutas, verduras e proteínas, a fim de que ele consuma todos os nutrientes de que precisa. Só não pode ficar aflita se a comida não for a coisa mais importante do mundo para seu filho, ocupado demais em explorar as novidades. "
 
Tá, legal. Eu prezo pela alimentação da pequena, mas não acho o fim do mundo comer besteiras de vez em quando. Refrigerantes, grazadeus, foram rejeitados por ela. Frutas, só algumas. Mas insisto nessa listinha de preferências, pois sei da importância. Legumes e verduras, só bem cortadinhos (exceto vagem, vai entender).
 
Mas sexta-feira a tarde eu ria sozinha. Ela me pediu uva. Coloquei num potinha e dei à ela. Comeu tudo e pediu "maix papá". Mostrei a uva, e ela franziu a teste e respondeu: "Não, mamãe. Papá. Té pão". Hahaha. Tipo assim: "Ó mãe, já comi a tal fruta que você tanto insiste, agora me dá comida de verdade".
 
E, pelo tanto que ela brinca, pula, dança e corre durante o dia, melhor mesmo reforçar a pancinha. =)

domingo, 7 de novembro de 2010

Mãe...





Hoje é aniversário da minha mãezinha. Aquela que sempre foi meu exemplo a seguir. Minha amiga, minha companheira, minha mestra.

Desejar o que numa data dessas? Quaisquer coisas que eu diga seria pouco. Então vou ali, dar um montão de beijos, que é bem melhor!

Mãe, Feliz Aniversário! Te amo muitãozão!

sábado, 6 de novembro de 2010

Nome próprio.




Daí que eu tenho uma filha que fala muito, mas ainda na linguagem dela.

Às vezes as pessoas entendem tudo. Às vezes só eu entendo. Às vezes só ele entende, ou nem ela entende....rs.

Mas está ficando cada vez mais claro o vocabulário dela, e como corrigimos o que ela ainda troca e falamos pausadamente, em sílabas, ela costuma falar o que mais tem dificuldade assim também.

Dia desses meu marido e meu irmão iam buscar a sagrada pizza nossa. E ela milagrosamente quis ir junto.

No carro, meu irmão ficou falando pra irritar: "Ana, Ana, Ana....".

E ela, calma e pausadamente, manda: "E- li- sa".

Ah, quando eu soube, quase mordi a guria! E não parou por aí. Quando perguntamos qual o nome dela, responde: "Nana E-li-sa". Fofura da mamãe!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sobrinho.


Sabe, alguns acontecimentos fazem com que um filminho nos passe pela cabeça.

Último dia 28, minha cunhada me liga e diz: Tati, você será tia de um menino, do Kauan.

Eu vibrei, fiquei feliz à bessa e ela sabe que é tudo verdadeiro.

Aí lembrei de quando a conheci, ela tinha apenas 10 anos. E lembrei de quando ela começou a namorar escondida e de quantas vezes a levei ao shopping para encontrar o amado. E lembrei de quando o pai autorizou o namoro, de como ficamos felizes. E lembrei de quando eles noivaram. E lembrei de como fiz das tripas coração para ir ao casamento deles, tendo um bebê de 14 dias em casa. E lembrei da alegria que senti ao saber que ela está grávida.

Agora ela já está na metade do caminho e sabe que será mãe de um meninão. E eu vejo que minha "irmãzinha" cresceu.

Elen, desejo, de todo meu coração, toda felicidade e saúde pra vocês!!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Restinho.




Como foi o feriadão por aí?

Por aqui tudo tranquilis. Nada de extraordinário, mas ficar em casa também pode ser muito gostoso.

O que pegou mesmo foi a enxaqueca. Estou com dor desde segunda-feira. Ninguém merece...

Bem, vou ali tomar um remédio e já volto. Bom restinho de semana procês!