RSS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Voz e vez.

Me lembro quando eu era pequena, vira e mexe meus pais recebiam amigos em casa. Noutras vezes, nós íamos visitar os amigos deles. E todos eles tinham filhos, então a pequena Tatiane tinha companhia sempre...rs.

Nós brincávamos, eles conversavam, jantávamos, nós voltávamos a brincar, eles continuavam a conversa, nos despedíamos e íamos embora.

As crianças não ficavam de butuca na conversa dos adultos, e os adultos não ficavam resolvendo cada picuinha das crianças. Pra mim era tudo muito simples e fácil de entender.

Hoje em dia as crianças querem se meter em todas as conversas, e tudo elas reclamam para os adultos. Tu-do. Não digo isso só pela minha filha, mas por todas as crianças com as quais tenho contato. E, em 99,9% das vezes, eles já vem reclamando "miando". Sabem como é, aquela fala arrastada e cantada, irritante demais: "Ô manhêeeee.... o fulaaaaano me chamou de boooooba." Socorro!

Não acho que devemos regredir aos tempos dos nossos pais, onde adulto mandava e criança obedecia calada. Acho importante que saibam argumentar e descobrir seu lugar no mundo. Mas não concordo, igualmente, que eles se intrometam em assuntos que não são da alçada infantil.

E outra coisa que eu acho e que incentivo que minha filha faça. Picuinhas infantis devem ser resolvidas pelas crianças. Mãe não se mete (exceto se a briga for entre faixas etárias muuuuuito diferentes), porque depois as crianças ficam "de bem" e as mães ficam "de mal". É complexa a coisa.

Então é isso. Criança tem voz e vez, mas nem toda vez é delas. E ponto. =)

0 comentários:

Postar um comentário