RSS

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Se vira nos 30.


Engraçado como a gente vai dando conta das coisas sem nem se dar conta.

Ao Ana Elisa nascer, tive um pouco daquela tristeza que invade a maioria das mães.

Eu não sabia se daria conta do recado. Ser mãe em tempo integral é uma mudança radical na vida de qualquer um.

Mal dava tempo pra tomar banho e checar os e-mails. Telefone era coisa rara de conseguir atender. E me punha a pensar: meu Deus, não vou conseguir. Como se faz isso?

No período da "dieta", tive ajuda vinda de várias partes. Mamãe e sogrinha, então, nem se fala.

Como o médico me disse pra não fazer esforço algum, seguimos a ordem ao pé da letra. O máximo que fiz nesses 45 dias foi estender a roupa da nenê e depois recolher. No finalzinho desse período até passei, mas tudo com cuidado e um pouco de medo.

Tive ajuda pra dar banho nela, só tinha que me preocupar com o ato de dar banho em si. A banheira já estava cheia, a roupa suja recolhida e a limpa separada.

A hora das refeições também era fácil. Mamis preparava, eu sentava e comia entre um cochilo e outro dela. A tarde, vitamina reforçada. A noite, maridão preparava algo pra gente rangar. E assim foram esses dias.

Aí um dia, um belo dia, esse meu período de Princesa Encantada acabou. Estávamos nós duas em casa, com roupa e comida pra cuidar. A limpeza uma faxineira fazia (até ela me largar sem mais nem menos e eu arrumar outra).

Socorro! Como faço tudo isso? E como consigo, além de tudo isso, ter tempo pra tomar um banho, dormir e cuidar dela? Como dou atenção ao meu marido? Como vivo???

Ouvi de muitas pessoas "calma, essa fase difícil passa", mas eu duvidava. Jamais dormiria de novo, jamais comida feita de novo, jamais casa arrumada de novo, jamais dar atenção ao marido, jamais lavar a roupa e conseguir estender no mesmo dia, jamais!!!

Mas um dia, um belo dia... me dou conta de que a coisa realmente engrenou! A fase mais complicada passou e aprendi a dar conta do recado.

Porque estou escrevendo isso aqui hoje? Bom, vamos lá: acordei cedo, tomei café, dei tetê pra Ana, me troquei e a troquei, fomos pra escola, trabalhei entre um resmungo e outro dela, almocei e viemos pra casa. Aqui eu dei vitamina e a fiz dormir, então limpei a casa e passei a roupa. Ela acordou e guardei a roupa. Dei banho nela e tomei banho. Fiz a janta e nós 3 jantamos. E agora cá estou, internetando.

Será que as coisas ficam mais fáceis? Ou as mães se adaptam a nova rotina? Ou ambos?

Pense e me diga...

Beijo.

1 comentários:

Taty disse...

Sábio post... eu ficaria horas aqui falando a respeito, mas acho que vc foi excelente no comentário Tati. Ah, detalhe: assim como vc, fiquei toda perdida, chorosa e tals e tals no começo e agora vejo que as coisas se encaixam e me sinto feliz, aliviada, com menos medo...rs!

Postar um comentário