RSS

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A quem possa interessar.




Todos aqui sabem que eu tive um ligeiro problema no desfralde. Que eu quase trucidei um enlouqueci no processo, mas que depois que engrenou foi uma beleza.

Ela já faz ambas necessidades no banheiro e prefere, sem sombra de dúvidas, fazer diretamente no vaso sanitário. Não curtiu penico, o que pra mim foi muito bom. Ela faz no redutor, mas se estamos por aí e não tem o redutor, vai no vaso direto mesmo (mamãe segura pra ninguém cair lá dentro...rs).

Li muitas dicas, conversei com muitas mães, fiz promessa pra Santa do Penico, prometi um presente quando ela fizesse xixi no banheiro e tals. Mas me questionei: como saber qual a hora de dar o tal presente?

Então, seguindo orientação da minha mãe-amiga-conselheira-pedagoga, fiz um cartaz de premiação. Coisa simples, fácil, que não requer prática e nem habilidade (tá, tem que saber usar tesoura e régua). Fiz em meia folha de cartolina, o nome dela em cima e 10 quadrados embaixo, divididos em 2 linhas, tudo colorido, com adesivos legais. A cada xixi ou cocô no banheiro, ela ganharia uma flor (colada com fita crepe e feitas de EVA. Já comprei prontas).

Demorou a engatar, ganhou poucas flores no começo, mas depois pegou o jeito e adorou a ideia! Ela começou a colar as flores, escolher as cores e cada ida ao banheiro virou festa!

Em casa ela começou a colar as flores acima do vaso, onde ela possa ver sempre que for usar. E também quer colar, escolher, e nós deixamos. Essa é uma forma de incentivar e fazer com que ela participe de todo processo.

Calcinhas ou cuecas bonitas, premiações, cartaz, penico musical ou coisa que o valha. Experimente, tente e veja o que funciona pro seu baixinho!

Próxima etapa: desfralde noturno.. ai ai...rs.

3 comentários:

Monica disse...

Òtima dica, amiga! Comprei um livrinho para a Sophia que fala sobre o peniquinho e talz e vieram uns adesivos para "presentear" a criança quando ela fizesse xixi ou coco no banheiro. Exatamente como vc fez. Sophia adora o livro e quer "ler" todos os dias (toda hora). rsss Mas, as coisas aqui ainda estão difíceis! Paciência né?
bjk

Liten disse...

O desfralde deve ser dificil mesmo, sempre penso nisto, a minha tem 11 meses..

Vim te convidar para um sorteio chiquérrimo la no
http://vestidoderodar.blogspot.com/2011/02/sorteio-eu-quero-saia-da-sophia.html

Beijos
Talitah Sampaio

Fabiana Arrepia disse...

Oi Amore,

Que bom que conseguiu, o desfralde é dificil mesmo, mas o incentivo é fundamental. Cada criança tem o seu tempo e o seu jeito.

Beijos,

Postar um comentário