RSS

sábado, 30 de abril de 2011

Podem jogar pedras.




Confesso. Sou culpada. Mas não me arrependo, fazer o quê? As coisas se encaminharam dessa forma e sou feliz assim.

- Marquei a data da minha cesárea;

- Amamentei exclusivamente somente 1 mês;

- Dei leite artificial;

- Dei papinhas industrializadas;

- Dei suco de caixinha;

- Deixei que ela experimentasse doces antes de 1 ano;

- Dei chupeta;

- Limpei uma recém-nascida com lenços umedecidos;

- Não usei fraldas de pano;

- Não fiz curso de lactação;

- Deixo minha filha comer bobagens de vez em quando;

- Às vezes esqueço de escovar os dentes dela antes de dormir;

- Quis saber o sexo e escolhi o nome logo após a revelação;

- Fiquei fuçando na Internet sobre todos os assuntos e em alguns casos meti os pés pelas mãos;

- Bati a papinha no liquidificador;

- Fiquei nervosa e mal humorada nas noites mal dormidas;

- Etecéteraetal...

Lendo assim parece horrível, não? E é o que leio muito por aí. Mas o que a gente faz de bom nunca é enaltecido. Ninguém quer saber os motivos que te levaram a tomar certas escolhas. Engraçado isso...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O casamento real.

Daí que o príncipe William casou-se hoje com a plebeia (que termo mais horrível) Kate.

Ele estava lindo. Ela, radiante, parecendo uma princesa (com o perdão do trocadilho...rs).

Vestido branco, tiara de diamantes, carruagem... o verdadeiro conto de fadas.

Mas, o que isso muda nas nossas vidas? Neca de pitibiriba.

Tá, ok, ouvi muita gente criticando o casamento, criticando a importância que estão dando a isso, criticando a transmissão, criticando a crítica. Sim, porque o povo adora criticar o que quer que seja.

Eu, como já estava acordada quando começou o casório, trabalhei e assisti. E achei lindo. E lembrei de quando casei. Me sentia uma princesa, mesmo sem título, e achei meu príncipe o mais lindo de todos.

Mas eu não precisava sorrir o tempo todo. Podia pedir água se sentisse sede. Sabia que, dali em diante, minha vida mudaria sim, mas pra melhor. E fiquei com pena da Kate.

Sim, porque casar com príncipe de verdade é muito chique. Mas imaginei a cobrança, a falta de liberdade, o monte de protocolos... E adorei ser uma simples plebeia...rs.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Só pra constar...

... que não estou conseguindo postar comentários nos blogs amigos.

Falamos tanto de boa educação na blogsfera e tals, e cá estou eu lendo e não comentando nada. Mas JURO que não é por falta de vontade, mas por pura birra do meu computador...rs.

Agora, algo me intriga. As visitas aqui aumentaram. Os comentários diminuíram. Será que é um complô do Blogger com as mães?

Beijomeliga.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mãe, sempre leoa.




Quer adoçar a boca da mãe? Dê mel para seu filho.

Agora, não faça NA-DA pros filhos da gente, porque a leoa entra em ação.

Você chega numa festa, os convidados "metidos a besta" te olham de cima abaixo, olham tua filha também e torcem o nariz.

Até aí eu relevo. Não ligo pra marcas, pra mim basta a roupa vestir bem e estar limpinha. E, modéstia a parte, minha filha anda impecável (mesmo que seja roupa ganha, né Giulia).

Quem conhece Ana Elisa sabe, ela é atriz: canta, dança, sapateia, representa, faz de tudo um pouco. E os adultos de bom coração se derretem por ela (sim, juro que é verdade, não é exagero).

Daí algum daqueles "metidos a besta" olham feio porque a criança (de menos de 3 anos de idade, diga-se de passagem) pisou sem querer no seu pé, ou passou a mão na sua roupa, ou quis brincar de mamãe e filho, ou ofereceu pirulito lambido, ou sejaláoquefor.

Me irrito, conta até um zilhão e tiro minha filha dali, pra não arrumar briga com ninguém. Sim, porque esse tipo de gente nasceu grande, não tirou caca do nariz, não limpou a mão suja de chocolate na cortina nem comeu areia na praia.

É, pobrezinhos deles... coração tão vazio...

domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa!




Páscoa!

Alegria!

Reunião!

Renascimento!

Ah, chocolate também porque ninguém é de ferro...rs.

Feliz Páscoa pra vocês!!!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Paixão de Cristo.




Pois é, mais um feriado na terra dos feriados. Aliás, um ontem e outro hoje. Ontem, dia de Tiradentes, hoje Sexta-Feira Santa.

Mas, você sabe o significado da Sexta-Feira Santa, da Paixão de Cristo?

Achei aqui uma explicação bem didática e de fácil compreensão, achei legal compartilhar:

O que é a paixão de Cristo?


"A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso sob ordem de Caifás, o sumo sacerdote e maior autoridade do povo judeu, ele é julgado de forma sumária pelo Sinédrio, conselho dos anciões e suprema corte judaica. Acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel, Jesus é condenado à morte. Como a região da Judéia estava sob domínio do Império Romano, caberia a Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, aplicar a punição. Pilatos, em função da proximidade da Páscoa, ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte.

A partir da sentença proferida de forma definitiva por Pilatos, Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. Entre eles, ser açoitado pelo flagellum taxillatum, espécie de chicote com três ramais que terminavam em bolas de metal com relevos e unidas por arame, e carregar até o local da crucificação a trave horizontal da cruz. A paixão de Cristo é principalmente essa passagem das últimas horas da vida de Jesus, da última ceia até a sua morte na cruz, quando seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade, segundo os preceitos da Igreja Católica.

Mas os eventos da Semana Santa rememoram outros acontecimentos importantes em torno da paixão de Cristo. Eles começam no domingo de Ramos que relembra a chegada de Jesus a Jerusalém, na semana da Páscoa judaica. Para receber Jesus, que vinha da Galiléia, o povo teria cortado ramos de árvores e folhas de palmeiras para forrar o chão onde ele teria passado montado num jumento. Também segurando folhas de palmeiras, parte da população de Jerusalém o teria saudado como rei dos judeus, filho do rei Davi e messias. Tal recepção teria feito com que sacerdotes e autoridades locais vissem em Jesus uma ameaça ao seu poder.

Nesse mesmo domingo, ao chegar ao Templo Sagrado, Jesus teria se indignado com a presença de mercadores no local. A semana da Páscoa judaica levava milhares de pessoas a Jerusalém e ao Templo, onde faziam suas oferendas e rituais junto aos altares sagrados. Era uma oportunidade de ouro para os mercadores fazerem seus negócios. Mas Jesus os teria considerado profanadores e procurou afastá-los dali. A Semana Santa, que começa com o domingo de Ramos e tem na Sexta-Feira Santa a celebração da paixão de Cristo, encerra-se com o domingo de Páscoa, que relembra o que teria sido a ressurreição de Jesus Cristo."

Uma vez perguntei à minha avó porque nesse dia não comíamos carne, e alguns até jejuavam. Ela, no alto da sua sabedoria e respeitando minha idade na época, disse o seguinte: "Quando morre alguém querido, da sua família ou muito próximo, você não tem vontade de comer, não quer fazer banquete porque não há nada pra comemorar. Então come o básico, só pra não passar mal e fica quieto no seu canto, com sua dor." Quando meu nonno faleceu (a primeira perda que sofri) eu entendi perfeitamente aquela explicação.

Então hoje, para mim e para os cristãos em geral, é dia de reflexão. Dia de ficar em família, mas não de comemoração...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Faz de conta.

Ana Elisa está numa fase ultra-hiper-mega-master-blaster-power fofa. Claro, a vida não é cor de rosa, mas se eu pudesse a congelaria agora, enquanto não é mais bebê mas também não é grande...rs.

E tudo é novo, é surpreendente e me dá vontade de registrar (nessa hora eu queria ter uma câmera embutida na retina, assim gravaria cada nova gracinha).

Ela está naquela fase de fantasiar, criar e viver as suas brincadeiras, mesmo que sozinha. E eu super apoio esse lado lúdico, é saudável e ajuda no desenvolvimento dos guris.

Ela dá aula, usando um giz imaginário e tendo como lousa qualquer parede. Ela tem vários filhos (todos na fase do desfralde, não sei porque...rs), faz comida, dá banho, troca a roupa e tudo o mais. Ela contracena com o Bicho Papão ou com o Lobo Mau diariamente, mas nem sempre eles são maus (que bom que não criou aquela imagem negativa). Ela, invariavelmente, é a minha mãe, e eu tenho que me comportar porque senão ela fica muito triste. Ela cria um pato no banheiro (hahaha), e vai lá todos os dias conversar com ele. Ela ri, canta e dança, mesmo que ninguém mais conheça a sua música. Ela é feliz e demonstra isso em cada gesto.

Nunca pensei que fosse tão bom vivenciar tudo isso! Me lembro de quando era eu que criava um escritório na escada da casa dos meus pais. Vejo-a sentando ali e quase choro. Ai ai ai, como sou apaixonada por essa pequena!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Recordar é viver.

Olá pessoas, tudo bem?

Três vezes por semana eu entro no trabalho às 7:00h. Levando às 6:00h (claro, o olho mal abre), deixo marido e filha dormindo, morro de inveja, pego minha tralha (minha bolsa, bolsa da Ana, lanche, bolsa do ballet ou natação, brinquedo, etecétera) e vou pro batente.

E, invariavelmente, vou ouvindo rádio. E é aí que meu dia dá uma boa animada. Sempre ouço o "Energia na Véia", na 97,7 FM, que só toca músicas dos anos 70, 80 e 90.

Puuuuuuuuuuutz grila, viajo na batatinha. Sabem aquelas músicas que fizeram parte da sua infância, adolescência e início da vida adulta? Então, nem preciso dizer que entro em alfa e lembro de cada coisa que vocês nem imaginam.

Sou daquelas pessoas que tem música tema pra quase tudo na vida, então é uma delícia recordar muitas delas. E sei que não sou a única que ouço esse programa e que entro num túnel do tempo.

Não, não estou ganhando nada pra fazer jabá. Estou deixando a dica de um programa legal e que foge das mesmas musiquinhas que as demais rádios tocam.

Agora, deixa eu escutar mais um pouquinho e requebrar disfarçadamente na cadeira. =)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nem sei...




Cada vez menos assisto aos programas jornalísticos. Tragédia, tragédia e mais tragédia. Sofro, me revolto, mas me sinto impotente e de mãos atadas.

Aquela tragédia no rio. Um jovem entra numa escola, mata várias crianças e fere outras tantas, causa o caos e traumas talvez nunca mais superados, deixa o país perplexo e se mata, levando consigo qualquer resposta.

Isso é duro, mas é ainda pior ver e rever milhares, milhões de vezes aquelas cenas na televisão, especialistas conjecturando sobre causas, sensacionalismo barato.

Mas uma coisa está cada vez mais clara, aliás, está gritando para que a sociedade tome alguma providência: o Bullying é perigoso (segundo os tais especialistas, o doido atirador foi vítima dessa violência na época escolar), pode causar danos profundos e irreversíveis.

Terça-feira eu assistia ao programa da Band, "A Liga", e me irritei com a violência dos adolescentes, como tratam mal qualquer um que seja diferente e como se juntam em gangues e são covardes com uma minoria indefesa (até que algum se revolta, como aquele garoto que agrediu o agressor e virou ídolo de muita gente).

Onde isso vai parar?

Não tenho solução, mas estou disposta a ajudar quem quer que isso pare. Se cada um fizer sua parte, educar seu filho desde pequeno, já ajuda no montante do problema...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dica: Rio


Semana passada levamos Ana Elisa para assistir à nova animação do brasileiro Carlos Saldanha (aquele, da Era do Gelo): "Rio".

Lindo, lindo, lindo! Alegre, colorido, músicas fofas, personagens apaixonantes. Adorei tudo, do princípio ao fim. (Até o vilão é engraçadinho...rs)

E o melhor, prende a atenção até de crianças pequenas, como é o caso da minha. Sim, porque há filmes que interessam os catataus, mesmo sendo desenho. Esse é bem movimentado, e a minha pequena sambista amou as músicas, principalmente o samba.

Fica a dica: assistam e levem seus pequenos!