RSS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nonna.




Minha nonna era uma velhinha muito bacana. De temperamento forte, como quase todo bom italiano que se preze, mas com um senso de humor fantástico.

Ela viveu mais tempo no Brasil do que na Itália, mas tinha um sotaque forte e lindíssimo. Misturava os idiomas, e isso era muito legal. E cozinhava como ninguém. Quer dizer, meu pai diz que a nonna dele cozinhava ainda melhor, mas não provei pra afirmar.

Poderia ficar horas falando sobre seus dotes culinários, mas comecei esse post pensando em outra coisa. Ela tinha umas frases só dela, que volta e meia ela soltava. E a gente se divertia. E além disso, citava muitas frases da mãe dela, que pelo visto também era bem humorada.

É claro que nem vou tentar escrever em italiano, mas a tradução é bem feita, garanto...rs. Isso porque ela sempre dizia em italiano, e traduzia em seguida. Uma tecla SAP humana...rs.

Sempre que ia falar de algo que faziam na Itália, ela usava "La da noi", como "lá pra gente". E tudo era "La da noi", tu-do. Algumas coisas ela se adaptou com o que tinha aqui, mas muita coisa era "La da noi"...rs.

Vamos tirar foto. "Dê um sorrisinho pras forças armadas", citando um cartaz pós guerra.

"Se tiver desejo, põe a mão na bunda, porque a mancha lá ninguém vê". Ih, nonna, acho que coloquei a mão no braço...rs.

"Se tiver que dar uma palmada, dê na bunda, porque bunda não tem dente nem pulmão". Hahaha. Essa era da minha bisnonna, mas era engraçada.

"Os marinheiros morreram de fome porque não tinham corda pra partir a polenta". Será que é verdade?

"Quando eu morrer, vocês fazem o que quiserem com isso tudo. Enquanto eu estiver aqui, deixa tudo aí". Ela guardava coisas desnecessárias, então queria deixar isso claro. Mas não precisava dizer isso sempre, né.

"O molho saiu mais caro que o macarrão". Essa era do meu nonno e ela incorporou ao repertório...rs.

E por aí vai. Engraçado como, começando a escrever, pensei em tantas outras coisas, em tantos outros assuntos relacionados a ela. Mas isso fica pra outro dia, prometo!

0 comentários:

Postar um comentário