RSS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Befana

(Imagem meramente ilustrativa. A minha é muito mais bonitinha...rs.)



Para encerrar o mês, e entrando definitivamente no clima natalino, conto pra vocês a lenda da Befana. Minha nonna me contava sempre, e tinha um exemplar da bruxinha em casa, e eu sempre adorei. É uma história tipicamente italiana, e ouví-la com aquele sotaque lindo era ainda mais legal.

A Befana veio morar aqui em casa. Preferia continuar vendo na casa da nonna. Mas, é a vida, né minha gente.

Os Reis Magos estavam indo pra Belém, mas não encontravam o caminho. Então, pediram informação à uma velhinha na estrada, que os ajudou.

Eles a convidaram pra acompanhá-los na viagem, mas ela não quis. Depois, arrependida, quis ir também, e levou uma cesta de doces.

Então, o dia da Befana é comemorado no Dia de Reis, ou seja, 6 de janeiro. As crianças deixam as meias na lareira. Ela coloca doces dentro. Mas coloca doces em forma de carvão e carvão de verdade.

As crianças não tem como saber qual é qual, a não ser experimentando. E essa é a peça pregada pela bruxinha.

0 comentários:

Postar um comentário