RSS

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sono noturno



Estive vendo um programa sobre o sono infantil e me assustei com algumas histórias lá contadas. Achei legal dividir com vocês algumas considerações sobre o tema.

Minha filhota quase sempre foi boa de berço. Desde bem novinha passou a dormir no quarto dela e a noite toda. Mas é claro que isso não é todo santo dia, há os momentos de irritação, de sono agitado, quando está doente e quer um colinho, essas coisas.

Mas eu li, logo que ela nasceu, um livro que minha mãe comprou quando eu nasci (super recente...rs). Lá dizia que, assim que o bebê tiver 4kg e mais de 1 mês (claro, crianças que já nascem pesando isso, como a minha, o fator relevante é a idade) não precisam mais acordar de madrugada pra mamar.

E o que fazer com um bebê que acorda então... Bem, como sempre fui de assistir a todos os programas sobre bebês, uma das dicas é não pegar o bebê do berço, só acariciá-lo, dar leves tapinhas no bumbum e ele volta a dormir.

Tá, sei que se alguém que tentou isso e não teve sucesso ler esse texto, serei crucificada em praça pública. Mas comigo funcionou. Ela ainda dormia no carrinho, ao meu lado, e eu comecei a só balançar o carrinho quando ela acordava. E Ana Elisa voltava a dormir rapidamente. E nisso criamos nossa rotina, com uma criança que dormia por volta das 21h e acordava por volta das 6h. Claro que acordava esfomeada, a mamada era demorada, mas as mães sabem como é importante uma boa noite de sono.

Hoje em dia, na maioria das vezes, quando ela acorda é só dar a chupeta (que fatalmente caiu da boca e ela não achou sozinha), fazer um carinho e o sono volta. Quando não funciona, eu sento ao lado do berço e fico acariciando-a.  E quando nada disso funciona, pego no colo e pronto.

Uma outra coisa que eu acho que contribuiu para que o sono fosse calmo é a famosa rotina. Ela não tomava banho a noite, mas assim que começava a dar a hora de nanar o ritmo da casa mudava, e ainda muda. Tudo mais escurinho e silencioso (se bem que ela dorme até em show de rock se o sono pegar mesmo).

Então eu acho que vale tentar de tudo pra fazer com que a criança durma bem: massagem, banho morno, cantar, ler uma história, dormir na cama dos pais e depois ir pra cama dela, etc. Só não acho legal ficar chacoalhando a criança pela casa, mas se não tiver jeito, fazer o quê...

Agora, vamos ressaltar uma coisa. Cada um com seu cada qual, como eu sempe digo. Se seu bebê dorme e acorda tarde, tudo bem. Se dorme menos, tudo bem também. Saiba avaliar a necessidade de sono dele e a rotina de vocês. Se podem acordar tarde, que seja. Aqui todo mundo acorda cedo, então não dá pra ir dormir de madrugada.

Outra coisinha. Não existe uma criança durante a semana e outra nos finais de semana. A minha acorda e dorme cedo TODO santo dia. Não é porque vocês tem um compromisso que o bebê vai mudar a rotina dele. Aliás, isso nem é saudável. Então avalie bem os programas enquanto a criança for pequena.

Garanto uma coisa: noite mal dormida resulta, fatalmente, em família irritada e exausta no dia seguinte. Bebê dormindo bem, papais dormem bem e todo mundo fica feliz!

RECADINHOS DO CORAÇÃO:

- Ainda estou sem meu computador, então estou programando algumas postagens dos computadores emprestados quando posso.

- Talvez os comentários demorem a aparecer, mas leio todos.

- Estou em falta com as visitas aos blogs amigos, mas juro que volto logo!

0 comentários:

Postar um comentário